Arraste uma imagem para cá ouEscolha do seu computador.
11/06/2018
Cada vez mais Cuiabá tem se destacado no âmbito da produção audiovisual. Em junho, além da seleção de sete projetos audiovisuais cuiabanos pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura (Sec) em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Fundo Setorial Audiovisual (FSA), Cuiabá marcou presença no festival independente Scrip and Film Festival, em Los Angeles, com o curta cuiabano “Sombras”.
As produções selecionadas pelo edital foram o telefilme documental “Nós” da Produtora Artes Brasil; o telefilme de ficção “Beatriz Vira-Folhas” da Produtora Molêra; os longa-metragem de ficção “Cinco tipos de medo” da Produtora Plano B e “Memória de Elefante” da Produtora Molêra; os curta-metragem de ficção “Ausência” da Produtora Calm e “Trovão sem corda” da Produtora Plano B e o de baixo orçamento “O menino e o ovo” da Produtora Infinity.
As produções contarão com R$ 6 milhões para serem realizados. O apoio da Secretaria de Estado de Cultura faz parte das políticas públicas para o fomento, desenvolvimento e fortalecimento do setor audiovisual em Mato Grosso.
Em 2016, o primeiro edital de Seleção de Projetos Audiovisuais permitiu a produção de filmes como ‘Loop’, de Bruno Bini (com Bruno Gagliasso no elenco) e ‘A Batalha de Shangri-lá’, de Severino Neto. No total, 13 filmes foram produzidos com um investimento de R$ 4,5 milhões.
Já o curta-metragem “Sombras”, de 60 segundos, produzido em Cuiabá, foi exibido no festival independente Scrip and Film Festival, em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Sombras” foi finalista na Índia, no Festival de Cinema Cult de Calcutá (CICFF), selecionados pelos italianos para o festival de cinema “Noir”, que acontece em Nápoli e, agora, para o festival Angelino.
Dirigido por Rafael de Carvalho, com o roteiro de Eduardo Butakka e Thyago Mourão, “Sombras” é uma produção independente do coletivo “Não Convém”. Com simplicidade e diferentes níveis de interpretação, o curta faz uma crítica ao caos em que vive a nossa sociedade, com suas neuroses e histerias. O Festival aconteceu no dia 10 de junho.
Fonte: zeromeiacinco