Arraste uma imagem para cá ouEscolha do seu computador.

Cuiabá ganha mais uma Geladeiroteca por meio de projeto de incentivo à leitura


13/11/2018

Mais uma Geladeiroteca ganhou espaço este mês em Cuiabá, na Escola Estadual Juarez Rodrigues, no bairro Santa Laura, por meio do Projeto Mundo Paralelo. A iniciativa de oferecer um espaço colaborativo e sustentável, voltado ao estímulo e valorização da prática da leitura foi idealizado pelas cuiabanas Anna Paula Leon e Bruna Vaz e vem se expandindo na Capital desde maio de 2017.

O Mundo Paralelo foi criado a partir de uma experiência de intercâmbio voluntário realizado pelas cuiabanas na cidade de Medellín, Colômbia, em maio de 2016. Em Cuiabá, a grande aceitação do projeto torna a escola Juarez Rodrigues o quinto espaço a ganhar uma geladeiroteca em Cuiabá.


Confira também: Modelo educacional que transformou Medellín é desenvolvido em Cuiabá por duas jovens

 

O projeto consiste em geladeiras inutilizadas, livros doados, pallets, caixotes e de muita vontade de fazer a diferença. As geladeiras que integram o espaço de leitura funcionam como uma biblioteca, daí o nome “Geladeiroteca” com slogan “Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?”, que remete a letra da música “Comida” da banda de rock brasileira Titãs.

Segundo Anna Paula, os alunos e comunidade podem e devem se sentir à vontade para pegar os livros, levá-los para casa, levando-os de volta a geladeira ou os passando a diante, com o intuito de promover a leitura para aqueles que estão a sua volta. “O intuito é que, cada vez mais, a leitura faça parte do dia a dia da comunidade”, explica. 

A partir deste mês, os mais de 500 alunos da Escola Estadual Juarez Rodrigues contarão com este espaço. Na inauguração, que aconteceu no início de novembro, além de pintarem a Geladeiroteca, os alunos participaram de oficinas de confecção de marcas página, pintura de geladeiras e caixotes, roda de leitura, colagem de lambes e o projeto “Adote um livro”.

“Foi lindo e do jeito que sempre sonhamos, desde quando o projeto era apenas uma ideia. Nosso intuito é, a cada dia mais, aperfeiçoá-lo. O sorriso no rosto dos alunos e de todos que participam das comunidades onde vamos é a nossa recompensa”, conclui.

Aqueles que desejam contribuir com o projeto podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou através das páginas no Facebook e Instagram . “É como costumamos falar, somente plantamos uma sementinha em cada lugar onde vamos”, conclui Anna Paula.

 

Fonte: zeromeiacinco