Arraste uma imagem para cá ouEscolha do seu computador.

Riqueza e diversidade cultural na entrega da obra do Misc em Cuiabá


06/06/2018

A riqueza e diversidade histórica e cultural de Cuiabá já tem mais um endereço de ouro para serem mostradas. A entrega da obra de restauração do Museu da Imagem e do Som (Misc) aconteceu na última terça (05) em Cuiabá e como não poderia deixar de ser, já começou bem, com solenidade de inauguração repleta de programação cultural, exposições, apresentações musicais e homenagens a personalidades ímpares na história do Museu, como o historiador Aníbal Alencastro. 

MISC CUIABÁ
Luiz Alves

Para garantir as plenas condições de uso, de forma a resolver os problemas de conservação e readequação do espaço, o Misc teve de passar por restaurações em sua pintura, pavimentação, troca da instalação elétrica, revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. 

A obra faz parte do programa Agora é Avançar do governo federal, que visa a retomada de obras em todo país, conduzidas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. No total, a obra teve um custo de R$ 732 mil. 

Em Cuiabá, além do Misc, ainda estão previstas a execução de outras nove ações, sendo elas a restauração da casa Barão de Melgaço, a atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e a Academia Mato-Grossense de Letras (AML). 

Os interessados em visitar o Misc no período de inauguração, poderá visitá-lo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conferir as salas de exposição permanente (memórias audiovisual), além de três exposições que permanecerão no local por 30 dias. A primeira, uma apresentação contando a história dos 25 anos do grupo Flor Ribeirinha, folclórico em Cuiabá, com imagens, vídeos, figurinos e elementos instrumentais do Siriri. A segunda, um acolhimento da cultura africana, com a exposição de esculturas em madeira “A Mulher Flor”, do artista Hermínio Nhamtumbo, que busca retratar em sua arte, a beleza e valor da mulher na sociedade. E a terceira exposição, “Baú de Histórias”, que conta sobre nossas raízes e o modo como o resgate do patrocínio histórico impacta no desenvolvimento atual. 

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC), foi fundado em 2006 para ser um centro de imagem e som das culturas de Cuiabá em Mato Grosso e preservar a memória da vida cuiabana e mato-grossense. No local são apresentadas exposições, mostras de fotografia e vídeos. Com seu acervo, a pesquisa sobre a história de Cuiabá torna-se mais rica, contribuindo com a valorização da diversidade cultural da cidade.  

 

Fonte: zeromeiacinco